Integrantes

Coordenação:

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe (IA-Unesp)
Prof. Dr. Fernando Fogliano (Senac SP)

Pesquisadores

Prof. Dr. Agnus Valente (IA-Unesp)
Prof. Dr. Fábio Oliveira Nunes (Fábio Fon)
Profª. Mª. Rosângela Aparecida da Conceição

Estudantes:

Adriano Vilela Mafra (graduando)
Carol Peres (mestranda)
Prof. Me. Leopoldo Tauffenbach (doutorando)
Soraya Cristina  Braz  Nunes (Soraya Braz) (mestranda)

Prof.  Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (1979), mestrado(1990) e doutorado(1996) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como professor na FAAP (São Paulo) de 1982 a 1994 e nas Faculdades Integradas Tereza D’Ávila (Santo André) em 1985 e 1986. Desde 1994 é docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Do início dos anos 70 até meados dos anos 80 apresenta produção artística em desenho e gravura. Em 1985 inicia pesquisa e produção em Arte-Tecnologia, principalmente em Arte-Telecomunicação, sendo que em 1996 forma com outros integrantes o SCIArts – Equipe Interdisciplinar, quando passa a trabalhar principalmente com Instalações Multimídia Interativas e utilização de novas tecnologias na arte. Atuou como coordenador de curso de graduação, coordenador de pós-graduação, vice-diretor, diretor pro tempore, presidente de comissões da unidade, membro de comissões da CAPES, do INEP-MEC e parecerista Ad Hoc do CNPq, FAPESP e CAPES.

Prof. Dr. Fernando Luiz Fogliano
Doutor (2001) e mestre (1995) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Engenharia Civil (1981) pela Universidade de Mogi das Cruzes, e em Fisica (1984) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É docente e ministra disciiplinas relacionadas à tecnologia e fotografia digital. Desenvolve pesquisas que envolvem o uso e a compreensão das novas tecnologias da imagem em sua inserção na cultura e produção de conhecimento.

Prof. Dr. Agnus Valente
É artista-pesquisador em hibridismo nas Artes, possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2008), na Escola de Comunicações e Artes, ECA/USP. Atualmente é Professor Assistente Doutor no curso de Graduação e Pós-Graduação em Artes no IA-UNESP, onde exerce também a função de vice-chefe do Departamento de Artes Plásticas, na gestão 2010/2012. Atua como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Artemídia e Videoclip (IA/UNESP) e Poéticas Digitais (ECA/USP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando inter e transdisciplinarmente nos seguintes temas: linguagem tridimensional; instalação inter e multimídia; site-specific; arte e tecnologia 2D/3D; e hibridismo de meios, sistemas & poéticas. Vem apresentando sua produção artística em exposições e festivais, bem como realizando palestras e publicando artigos científicos em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais.

Prof. Dr. Fábio Oliveira Nunes (Fábio Fon)
Artista multimídia, designer digital e professor universitário, atuando entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Dos seus estudos, destacam‐se: WEB ARTE NO BRASIL, realizado a partir de 1999 e o livro “CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia” (Editora Perspectiva, 2010). Participou como artista e palestrante em diversas edições de eventos como Campus Party Brasil, FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (Brasília) e MOBILEFEST – Festival Internacional de Criatividade Móvel.  É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Multimeios (Multimídia) na UNICAMP. Foi professor adjunto na área de arte e tecnologia da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é pesquisador em pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo.

Adriano Vilela Mafra
Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (2008) pelo Instituto de Artes UNESP.

Carol Peres
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNESP, linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos sob orientação do Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi (1999) e bacharel e licenciada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi (2007) com curso de formação específica em Produção Cultural em Dança (2006). Tem experiência na área de Artes, tendo atuado em dança, artes plásticas e performance e, atualmente, dedicando-se exclusivamente à produção e pesquisa em design gráfico e fotografia.

Leopoldo Tauffenbach
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestre em Artes Visuais pela mesma universidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Educação em Instituições Museológicas e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, gravura, imagem e tecnologia e cinema.

Rosângela Aparecida da Conceição
Artista, designer, educadora, pesquisadora e curadora independente. Bacharel em Artes Visuais (2009), licenciada em Artes Visuais (2010) e Mestre em Artes Visuais (2013) pelo Instituto de Artes da Unesp. Suas pesquisas no campo da Arte têm ênfase nos seguintes temas: arte digital, arte e tecnologia, educação e inclusão digital, novas mídias. Desde 1996, participa regularmente de exposições, concursos e festivais como artista e suas obras fazem parte de acervos nacionais e internacionais. Participou da elaboração de oficinas e da formação de monitores do Programa Telecentros (SP) de 2003 a 2006. Ministra palestras, cursos e oficinas sobre Arte e Tecnologia em instituições educativas e culturais, como SESC São Paulo,  UNATI – Universidade Aberta à 3ª Idade, Instituto de Artes (2006) e Reitoria da Unesp (2010). Bolsista CAPES (2011-2013). É professora de arte na rede estadual paulista de educação (2011 -).

Soraya Cristina Braz Nunes
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNESP, linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos sob orientação do Prof. Dr. Milton Sogabe. Possui graduação em Artes Plásticas, com habilitação em Multimídia e Intermídia pela ECA-USP. Atua na área de Arte e Novos Meios realizando trabalhos artísticos em parceria com o artista e pesquisador Fábio FON. Os trabalhos mais relevantes nesta linha são Roaming (2007), Captas (2010) e Via Invisível (2011). Atualmente pesquisa sobre implicações da difusão de novas técnicas de fabricação digital. Utiliza o nome artístico: Soraya Braz.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: